Avançar para o conteúdo principal

Algo vai mal no Fafe Cidade das Artes


Sou, desde a primeira hora, um entusiasta do Fafe - Cidade das Artes. Neste espaço já abordei o tema com referências elogiosas e disso não me arrependo nem me retracto. Mantenho tudo o que disse.

Regresso ao tema, em forma de alerta, porque me têm chegado aos ouvidos alguns comentários menos positivos sobre projecto. 

Desde logo algum mal-estar com algumas associações do concelho que não se sentem valorizadas na sua participação, que não têm acolhimento para as suas ideias e projectos, que ficam escondidas ou subalternizadas atrás de um projecto profissional.

Começo a notar um "divórcio" entre a população e a ideia, algo a que não será estranha a polémica sobre o custo do Fafe - Cidade das Artes que, segundo a oposição personificada pelos Independentes Por Fafe, não é, apenas, de cerca de 50.000€ porque essa verba representa os custos directos do protocolo. Outra parcela relativa a custos de produção e promoção de espectáculos, utilização de espaços e outros meios não estão reflectidos nessa "factura".

A este facto não será, também, alheia alguma opinião  "intoxicada" (uma bem-intencionada, outra nem por isso) que tem vindo a fechar o projecto num círculo cada vez mais apertado de apoiantes.
Desde logo, acredito que o próprio PSD (representado no executivo) não se sinta muito cómodo a apoiar esta proposta e será que mesmo dentro do PS não haverá oposição à continuação do Fafe - Cidade das Artes? Quase aposto que sim.

A última polémica envolve a FafeTV, impedida de filmar a celebração do Dia Mundial do Teatro. Não querendo apressar-me a dizer quem está certo ou quem está errado, até porque não possuo toda a informação, apetece-me dizer que mais importante do que aquilo que dizemos é a forma como o dizemos e parece-me fundamental uma nova forma de comunicar por parte do Fafe - Cidade das Artes sob pena de se perder, irremediavelmente, a ligação com a comunidade.

Uma última nota para manifestar profunda discordância com a cobrança de bilhetes nesse espectáculo comemorativo, independentemente do destinatário da receita que, confesso, não consegui saber quem era.

Até já!!!!


Comentários

  1. Ricardo, estás a ver que as coisas não são assim tão simples? Já antes trocámos algumas ideias sobre isto. Eu também disse que o caminho era por aí, mas não desta forma. Há coisas que gosto de ver anunciadas, mas depois parece que há mesmo uma grande separação das águas. A ideia da formação só me parece excelente, mas depois é preciso ir ao encontro da população... aldeias... sair do conforto... Fafe é muito mais do que o Teatro-Cinema. Cobrar bilhete para comemorar? Haja paciência!

    Acabei de deixar este comentário, mas parece que é importante também para aqui:
    Há situações em que se justifica não deixar recolher imagens. Assisti em Coimbra a uma peça do Teatrão em que foram proibidas recolhas de imagens, logo me apercebi a razão com o decorrer da peça: tratava-se das comemorações de República e as atrizes, à imagem da revolução, mostravam as mamas. Neste caso, não me parece ser o caso, mas nem só por isso se compreende que não deixem recolher... Contudo, ou não deixam ninguém ou deixam todos, porque fica mal deixar uns e outros não, porque em Fafe ou se é do regime ou contra.
    Ora veja: https://www.facebook.com/manuel.meira.18/media_set?set=a.536445419807316.1073741894.100003255883284&type=1

    ResponderEliminar
  2. Como ninguém se vai acusar, avanço eu: a receita era para mim. Doenças...

    ResponderEliminar
  3. O projeto deveria chamar-se "Cidade de Moncho", pois de Fafe cidade das artes não tem nada. O projeto é dele, ele é quem manda e mais ninguém ousa sequer abrir a boca quem tem a audácia de o fazer rapidamente é despedido e é isto que o dinheiro de todos apoia os vícios de 1

    ResponderEliminar
  4. Depois de uma longa conversa com Moncho Rodriguez e Carine Pimenta, da parte da manhã, acabo de ler o relatório de actividades do Fafe Cidade das Artes relativo a 2013.
    É um documento extenso (em bom rigor são dois) que detalha cada uma das acções do projecto.
    São números muito interessantes para um concelho como Fafe e que deveriam dar alento para este 2º ano.
    Porque será que este relatório não é público uma vez que, tanto quanto sei, foi entregue ao dono do projecto? Não seria avisado publicitá-lo até numa tentativa de justificar o investimento?
    Há coisas que não entendo!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo.

Mensagens populares deste blogue

SELVAGENS!!!!

Imagem retirada de http://cm-fafe.pt Volto a este espaço, há muito deserto, para expressar a minha repulsa pelas atitudes do Município de Fafe no abate arbitrário de árvores no espaço urbano. Não há qualquer relatório que justifique estes atentados que quem nos governa (?) tem praticado até porque aquele que, supostamente escuda este "crime" não diagnostica nenhuma doença insanável. É terrorismo puro e simples que procura respaldo em técnicos de uma instituição respeitada. Quem quiser ler o relatório encontrá-lo-á aqui  . Não está em questão o valor do património natural destes espécimes mas mais uma acção que demonstra a insensibilidade que habita na 5 de Outubro e que tinha sido bem demonstrada no ataque às árvores da Praça da Liberdade.  Aproveito a oportunidade para lembrar que a Praça 25 de Abril sofreu uma profunda requalificação há não muito tempo e quem perder um bocadinho de tempo a ler o relatório de conforto que o Município divulgou constatar

Grato pela atenção

Imagem retirada da internet Ao fim de 7 meses e 10.000 visualizações, sinto-me honrado pela atenção que dezenas de pessoas entendem dedicar aquilo que escrevo aqui.  Confesso que, à partida, não tinha quaisquer expectativas acerca do impacto que a minha intervenção iria gerar ou do interesse que poderia suscitar. Foram vários os temas que foquei. Uns de carácter mais pessoal que reflectem o comprometimento que estabeleci. Outros de carácter mais interventivo, fruto da minha faculdade de pensar e ter opinião. Reafirmo o meu compromisso de fidelidade às minhas ideias e à verdade. Doa a quem doer e sem medo de enfrentar, olhos nos olhos, quem, eventualmente, se sinta desconfortável com os meus textos. Nunca entrei, nem entrarei, em questões pessoais e a minha análise será sempre aos aspectos públicos de pessoas ou instituições. Não posso deixar passar sem agradecer os vossos comentários (mantenho os comentários totalmente abertos e livres), as palavras de incentivo que mu

Parcídio vs Moncho

           VS Nos últimos dias, os media têm trazido a público um novo ataque dos IPF ao projecto Fafe Cidade das Artes, em geral, e a Moncho Rodriguez, em particular. Francamente, do que li e ouvi, não fui capaz de retirar uma razão objectiva para a oposição dos IPF e de Parcidio Summavielle. Tirando a parte do FCA ser um projecto pago pelo município. Criticas à valia do projecto, à sua dimensão artística, técnica ou pedagógica, não captei. Pela informação que tenho, instituições como a Coopfafe e o ACR de Fornelos, instituições dirigidas por vereadores deste movimento político, foram (ainda são?) receptoras de acções incluídas neste projecto artístico. E muito bem, em minha opinião. No entanto, a ser verdade que essa colaboração existiu, tenho alguma dificuldade em aceitar esta postura dos vereadores dos IPF e do seu líder (particularmente agressivo nas últimas intervenções). Claro que todos temos direito a elogiar ou criticar esta ou aquela ideia desde que manten